segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A RESILIÊNCIA


Muitas pessoas de sucesso passaram por momentos difíceis em suas vidas antes de conseguir se destacar na atividade escolhida, mas isso não foi impedimento para alcançarem seus objetivo, por que será? o que faz a diferença?

Thomas Edison, por exemplo, tem sua clássica resposta lembrada até hoje como forma de persistência e foco no objetivo.

Ele que deu ao mundo nada mais nada menos que a lâmpada elétrica enfrentou vários fracassos até realizar seu projeto. Ao falar, ou ser questionado sobre seus insucessos, ele respondia “Eu não fracassei, apenas encontrei mil formas que não funcionam. Estou perto de conseguir”.

Essa persistência pode ser denominada de resiliência e é uma caraterística fundamental para um empreendedor. Ter um objetivo definido e acreditar que é possível, não permitir que fatores externos como descrédito, comentários negativos e apelos de crises como desculpas para permanecer na inércia interfiram no desenvolver do projeto.

O termo resiliência foi tomada emprestada de um conceito da física. Um objeto resiliente é aquele que volta ao seu estado original após grande pressão, como uma mola. A psicologia adotou esse conceito e adaptou para as pessoas que têm a capacidade de superar as adversidades, de se recompor e seguir em frente após momentos difíceis, como diz a canção “levanta, sacode a poeira e dá volta por cima”.


Ao contrário da mola, o ser humano sempre sai mais fortalecido após passar por momentos difíceis e se tiver consciência de que faz parte de seu crescimento e cada momento faz parte do aprendizado. Edison, intuitivamente, sabia disso e graças à sua resiliência, hoje temos o conforto da lâmpada elétrica. 
E você, é resiliente? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário